Bullet Journal Organização

Organização: é preciso estar sempre a frente

quinta-feira, fevereiro 02, 2017Michelle Moura

Boa noite.

Um dos pilares de começar a se organizar com o caderninho é disparado estar sempre à frente no tempo. Quero conversar um pouco com vocês hoje sobre isso e quão difícil está sendo para mim.

É certo que a maior inimiga da organização e da otimização do nosso tempo é a tal da procrastinação. 

O que significa esse nome que mais parece um palavrão: nada mais é que adiar, demorar, delongar, enrolar e o que mais você faça que atrapalha seus projetos.

O horário que eu mais procrastino é pela manhã (sou daquelas pessoas que acorda bem devagarzinho e vou acelerando conforme as horas passa, sabe) e isso é um verdadeiro erro! Por que o pulo do gato de você concluir os seus projetos do dia é já acordar sabendo e fazendo tudo o que tem que fazer sem enrolação.

O lance do bujo (nosso amado caderninho) é justamente estar sempre a frente não só pelas manhãs, mas o tempo todo:

  • Antes do ano começar: você já sabe os aniversários de todo mundo, se vai cair nos finais de semana ou não, se vai rolar viagem nas suas férias, se dá pra chamar aquela galera pra viajar com você...
  • Antes do mês começar: já sebe de todos os principais compromissos, não marca compromissos muito longe um do outro para o mesmo dia por que vai atrapalhar no percurso, já sabe os afazeres domésticos, os lançamentos pro cinema...
  • Antes da semana começar: saber qual os cômodos que precisam de atenção para aquela manutenção da limpeza...
  • E (óbvio) antes do dia começar: pôr, finalmente, em prática tudo o que já foi devidamente planejado com antecedência.

Essa seria a vida perfeita para a Michelle! Mas na prática neeeeem sempre é assim.

As vezes me pego tendo que administrar meu ritmo de natureza com o ritmo que seria ideal para mim, mas é complicado (esse post, por exemplo, estou escrevendo super tarde... por de manhã... até eu ligar de verdade já foram aí algumas horas).

É necessário entender seu ritmo de trabalhar, respeitá-lo, na medida do possível e, claro, buscar as mudanças necessárias para que os projetos sejam cumpridos de maneira a evitar frustrações futuras.

O bullet journal (e qualquer planner) pode nos auxiliar a desenvolver essa visão futura, mas para isso precisamos, com muita persistência, desenvolver o hábito de consultar as anotações nos horários certos e com uma boa frequência para obtermos sucesso na organização dos projetos da vida e do dia a dia.

A ideia do Bullet é justamente transformar essa tarefa em algo divertido e, de quebra, botar a criatividade para brincar!!!

Bom gente foi um desabafo/bate papo. Quero sempre incentivar vocês em todas as formas que se possa usar a organização para nossa vida.

Me escreve aqui nos comentários o que mais atrapalha você ao cumprir com as tarefas do dia/mês/ano.
Vamos dividir experiências...

Fiquem com Deus, até mais!!! 


Você pode gostar também

0 comentários

Anuncio

Instagram

Formulário de contato